Diogo Marcondes

Um bairro comercial, universitário, residencial e que registrou um crescimento acelerado nos últimos anos. Essas são as principais características do bairro Jardim das Américas, localizado entre os bairros Jardim Botânico, Guabirotuba, Uberaba e Cajuru.

Durante muitos anos o Jardim das Américas era formado por pastagens e pequenas propriedades de criação de gados e cavalos. A sua urbanização começou a ocorrer na década de 1960, com a instalação de um conjunto habitacional na região, do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Hospital Erasto Gaertner.

O nome do bairro é na verdade uma homenagem feita por vereadores municipais a três partes de nosso continente: a América do Sul, América Central e América do Norte. É composto por aproximadamente 5 mil residências e 15 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

O que encontrar

Jardim das Américas: localizado entre os bairros  Jardim Botânico, Guabirotuba, Uberaba e Cajuru. Foto: Reprodução Google Maps.

O Jardim das Américas está localizado entre a BR-277 e Av. Comendador Franco, também conhecida como Avenida das Torres, via que dá acesso à BR-376 e ao estado de Santa Catarina. Possui uma área total de 3,86 km², segundo dados do IPPUC, e é onde está localizado um grande número de estabelecimentos comerciais e de educação, além praças públicas, conforme listados abaixo:

– Centro Politécnico da UFPR;

– Setor de Educação Profissional e Tecnológica UFPR;

– Hospital Erasto Gartner,

– Supermercado Walmart;

– Supermercado Casa Fiesta;

– Shopping Jardim das Américas;

– Praça Tsunessaburo Makiguti;

– Praça Maestro Bento Mossorunga;

– Praça Professor Camilo Steinfield.

Principais vias

Viaduto Estaiado: construído para a Copa 2014. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS.

O Jardim das Américas é formado por diversas vias de acesso importantes em Curitiba. É também neste bairro que foi construído o Viaduto Estaiado, como parte do conjunto de obras para a Copa do Mundo de 2014, em que Curitiba esteve entre as cidades-sede. Entre as principais ruas no bairro, estão:

– Linha Verde (BR-476 ou antiga BR-116);

– BR-277;

– Av. Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres;

– Av. Cel. Francisco H. dos Santos;

– Av. Nossa Senhora de Lourdes.

Quer morar no Jardim das Américas? A Sym tem ótimas opções de imóveis residenciais nesta região. Clique aqui e confira!