Merces-SymImoveis-Abril19

O nome “Mercês” vem do latim, quer dizer “graça” e “proteção”, e tem origem nas procissões e bênçãos realizadas pelos Freis Capuchinhos na Paróquia Nossa Senhora das Mercês. As primeiras ocupações do bairro foram de imigrantes europeus: primeiro chegaram os alemães, a partir de 1836. Em 1871, os colonos poloneses chegaram, e no começo do século XX foi a vez das famílias italianas ocuparem o local. Em 1921, os Freis Capuchinhos se estabeleceram na região das Mercês, ajudando na integração dos diferentes povos por meio da religião. Hoje, a Paróquia dos Capuchinhos é conhecida pela tradicional bênção dos carros.

 

Qualidade de Vida

O bairro das Mercês é um dos mais tradicionais de Curitiba e oferece benefícios para todos os tipos de moradores: igrejas, escolas, supermercados, pontos turísticos, parques, comércio, vida noturna, além de um serviço de transporte público que liga o bairro a diferentes regiões da cidade, incluindo o Centro, que faz divisa com as Mercês. O Hospital Nossa Senhora das Graças e o Centro de Diabetes de Curitiba também estão localizados no bairro.

O bairro conta com 12.900 habitantes, que estão distribuídos em casas e apartamentos quase que igualmente: 55% em casas e 45% em apartamentos. A idade média dos moradores é de 39 anos, e a relação de carros por pessoas é menor que média geral da cidade: 0,96 habitantes por veículo, enquanto Curitiba atinge 1,46.

Por ser um bairro alto, diversas emissoras de rádio e televisão também estão instaladas nas Mercês: 98FM, Rede Massa, RPCTV e Paraná Educativa rádio e TV.

Fonte: IPPUC

 

#DicasSym

Para você aproveitar melhor tudo o que as Mercês têm a oferecer, a Sym separou algumas dicas. Confira abaixo!

Le Réchaud

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Le Réchaud Crepes Et Fondue (@le_rechaud) em

O Le Réchaud oferece mais de 15 tipos de fondues, crepes e pratos especiais para os cardápios de verão e inverno, além dos já tradicionais festivais de fondues. O restaurante ainda possui uma das adegas mais completas de Curitiba.

 

Choripan

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Choripan (@choripan.cwb) em

O Choripan é um gastrobar que une arte, gastronomia e jazz em um só lugar. O carro chefe da casa é o sanduíche latino Choripan, que dá nome à casa. Com charcutaria própria, são oito sabores de linguiças, além de petiscos e sobremesas.

 

Restaurante Tortuga

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tortuga Restaurante (@tortuga_restaurante) em

O Tortuga é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. Especializado em filé-mignon, a casa também serve massas, saladas e porções no almoço e jantar. O ambiente é rústico, aproveitando um cenário único de uma casa histórica do bairro.

Clique aqui e conheça os imóveis que a Sym tem a oferecer nas Mercês!