Reboucas-SymImoveis-Maio19

O bairro Rebouças é um dos mais centrais e tradicionais da capital paranaense. A origem do nome é uma homenagem aos irmãos engenheiros Antônio Pereira e André Rebouças, que contribuíram com a infraestrutura da cidade de Curitiba: a construção da Estrada da Graciosa, Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, bem como a fundação da Companhia Florestal Paranaense são alguns exemplos de obras.

Em 1880, a construção da antiga Estação Ferroviária foi um importante marco para a região, facilitando o transporte de cargas da capital para o porto e o interior do estado. Com a desativação das locomotivas, em 1997, a estação deu lugar ao Shopping Estação, que continua a preservar a antiga história por meio do Museu Ferroviário, contando um pouco da trajetória de Curitiba e do bairro Rebouças.

Qualidade de Vida

Um fato curioso sobre o Rebouças é que ele só passou a ser reconhecido como um bairro a partir de meados de 1970, já que os próprios moradores se confundiam e acabavam chamando o local pelo nome de bairros vizinhos: Água Verde, Parolin e Prado Velho. “Encravado entre a Vila Guaíra, Água Verde, Parolin, Prado Velho, Centro e Batel, está um dos bairros mais populosos de Curitiba, existindo como tal somente para o Ippuc, já que seus moradores não o conhecem como bairro Rebouças”, comenta o Diário do Paraná de outubro de 1974, em uma reportagem especial sobre o bairro desconhecido.

Hoje, com aproximadamente 15 mil moradores, o Rebouças pode ser dividido em parte central e bairro, sendo que a primeira é composta majoritariamente por apartamentos (que ocupam mais de 75% do bairro), enquanto o interior apresenta casas maiores e antigas.

Por ser um bairro antigo, o Rebouças atrai moradores mais velhos e famílias, com idade média de 37 anos. Por outro lado, muitos estudantes buscam por apartamentos próximos às diversas faculdades que se localizam no bairro: Faculdades Pequeno Príncipe, Unicuritiba e o Campus da UTFPR, além da PUC-PR, no bairro vizinho do Prado Velho.

É uma região rica em comércio e serviços, de fácil acesso a diversos pontos da cidade e com uma média de 0,4 carros por morador, quase três vezes menos do que a média da cidade: 1,46.

Fonte: IPPUC

#DicasSym

Para você aproveitar melhor tudo o que o Rebouças tem a oferecer, a Sym separou algumas dicas. Dá uma olhada!

Jardins Grill

A Jardins Grill é uma churrascaria em sistema de rodízio premium de Curitiba. Além das carnes, o restaurante também serve frutos do mar, sushi, massas, saladas, petiscos, sobremesas e drinks.

Barbarium Beer Pub

O bar Barbarium Beer Pub é um local especial para os amantes de rock e cervejas artesanais. O bar também conta com música ao vivo, o bom e velho rock and roll e opções de hambúrgueres e petiscos.

Le Pinguê Hamburgueria

Especializada em hambúrgueres, a Le Pinguê Franchising possui, atualmente, 25 unidades em quatro estados brasileiros, sendo uma na Rua Chile, em Curitiba. Além dos sanduíches, o local conta com pratos kids, sobremesas e porções.

Confeitaria Gênova

Famosa por sua torta folhada de creme, a Confeitaria Gênova mantém seu nome desde 1967, sendo referência em doces entre os moradores mais antigos não somente do bairro, mas da cidade inteira.

Se você se interessou pelo Rebouças, conheça os imóveis da Sym disponíveis no bairro!