Os curitibanos e moradores da capital do paraná tem motivos para comemorar! Depois de muito tempo sendo reconhecida pelo urbanismo, a cidade foi eleita a melhor capital para morar do Brasil, pela Macroplan. Essa consultoria avalia as 100 maiores cidades do país, em 16 indicadores. Eles são divididos em saúde, educação e cultura, segurança, saneamento e sustentabilidade.

Juntas, as cidades que fizeram parte do levantamento possuem quase 83 milhões de habitantes, o que equivale a 40% da população total e 53,5% dos empregos formais. Mas o que fez Curitiba se destacar das demais? A melhor capital para morar foi a primeira colocada em temas como saúde e saneamento e sustentabilidade. Dentre os destaques nesses assuntos, estão os fatos de que toda a população de Curitiba pode contar com água encanada e com uma excelente coleta de lixo.

Curitiba se destaca no Brasil e no mundo

Podemos dizer que “avanço” e “inovação” são as palavras de ordem da melhor capital para morar. Com obras inovadoras, Curitiba se espelha em grandes cidades de todo o mundo e tem se destacado dentro e fora do país. Prova disso é que no ano passado, ela foi a única cidade brasileira a estar entre os Top 100 ecossistemas mais promissores para Startups, segundo o ranking Global Startup Ecosystem Report.

Mas isso não é tudo! Uma pesquisa da Tech Report 2020 também apontou Curitiba como sendo a melhor em produtividade na tecnologia da informação no Brasil. E para fechar, a cidade ainda recebeu o prêmio canadense Wellbeing Cities Award pelo Vale do Pinhão, ecossistema próprio de inovação, que foi criado em 2017.

Um celeiro de novos empreendimentos

Ações inovadoras já fazem parte da cultura da cidade há um bom tempo. Desde 1960, com a transformação urbana de Jaime Lerner, podemos dizer que a capital vem se destacando em inovação. Mas foi somente em 2010 que surgiu a primeira onda de Startups, motivadas pelo excelente ambiente para o desenvolvimento exponencial dessas pequenas empresas.

Depois disso, foram mais de 10 anos de trabalho das três principais frentes: governo, universidades e iniciativa privada. Percebeu-se que, para que a inovação fosse possível, era necessário um trabalho coletivo. Afinal, somente desse forma todos poderiam se desenvolver e se ajudar mutuamente, alcançando o patamar atual.

Mas, mais do que isso, ocorreu uma mudança cultural. A comunidade percebeu que até nas pequenas ações é possível inovar, seja na forma como se trabalha, na comunicação ou até mesmo na maneira como as coisas são vistas. Desde a cidade percebeu que soluções inovadoras são fundamentais para tornar o cotidiano mais simples, a capital passou a respirar inovação.

E se Curitiba é a cidade com a melhor saúde pública entre as capitais, tem como foco a sustentabilidade e ainda tem um alto padrão de desenvolvimento em educação, transporte e na geração de empregos, não é de se espantar que ela seja visada para receber novos moradores. Muitas pessoas desejam morar em Curitiba para poder usufruir da excelente infraestrutura que a cidade oferece.

 

Se você é uma das pessoas que querem morar em Curitiba ou se está em busca de imóveis em Curitiba para investir, está no lugar certo. Aqui, você encontra os principais empreendimentos da melhor capital do Brasil.