Curitiba é nacionalmente conhecida por ter uma grande área verde. A cidade até mesmo já foi considerada uma das mais verdes e sustentáveis do Brasil e da América Latina pelo Green City Index, do The Economist.
Mas isso não poderia ser novidade. Afinal, os mais de 30 parques espalhados pela cidade e a vários bosques e espaços naturais fazem com que a capital paranaense tenha mais de 60 m² de área verde por habitante.
Esse é um dos pontos mais importantes para muitos moradores de Curitiba. Sejam eles naturais da capital ou não, a verdade é que quando o assunto é encontrar um lar, a maioria opta por imóveis prontos ou por um imóvel na planta próximo de um dos principais parques da cidade. Mas quais são eles? Confira a seguir uma lista com 6 dos parques mais populares de Curitiba.
Jardim Botânico
Não há nada mais justo do que começar pelo cartão postal da capital. O Jardim Botânico de Curitiba é o quarto maior do Brasil, com 245 mil metros quadrados. Mas não é só pelo tamanho que ele se destaca.
Inspirado no art.noveau, ele ficou famoso devido a sua estufa, feita a partir de uma estrutura metálica. Inaugurado em 1991, ele também conta com belíssimos jardins, com as mais lindas flores.
Apesar de não ser oficialmente considerado um parque, mas sim uma unidade de conservação, o Jardim Botânico possui uma excelente infraestrutura. Sendo assim, é perfeito para quem quer tirar fotos, praticar exercícios e até mesmo fazer um piquenique.
Localização: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, bairro Jardim Botânico.
Parque Barigui
Também conhecido como a “praia dos curitibanos”, o Parque Barigui reúne todos os públicos. Afinal, é ideal para quem quer curtir o dia com amigos, em casal, com crianças e até mesmo sozinho.
Quem vai até lá pode caminhar, correr, andar de bicicleta, patins, fazer um piquenique, aproveitar os quiosques e usar uma das churrasqueiras. Sem falar, é claro no contato com a natureza. Afinal, o parque conta com uma área verde de 400 mil metros quadrados que possui inúmeros animais, sendo as capivaras, as mais famosas entre eles. Tudo isso faz com que a região seja visada por pessoas que desejam adquirir imóveis prontos ou um imóvel na planta.
Localização: Av. Cândido Hartmann, s/n, bairro Bigorrilho.
Parque Tanguá
Você sabia que um dos parques mais bonitos da cidade se encontra em uma área de pedreiras desativadas? Justamente por essa razão, o parque Tanguá pode contar com uma belíssima queda d’água.
Além dela, o espaço também possui um grande espelho d’água e um jardim com estilo francês. Sem falar na boa infraestrutura, com lanchonete e loja de souvenirs. Mas isso não é tudo. O que mais impressiona os visitantes do parque é a vista de tirar o fôlego. Já imaginou como seria morar perto desse parque e encerrar todos os seus dias fazendo uma caminhada no local com o mais belo pôr do sol de Curitiba?
Localização: Rua Oswaldo Maciel, 97, bairro Taboão.
Parque Tingui
Menos visitado que os anteriores, o Tingui foi criado para prestar uma homenagem aos imigrantes. Por essa razão, o espaço conta com o Memorial Ucraniano e tem exposições que incluem os belos ovos ucranianos decorados, também conhecidos como pysankas.
Além disso, o parque possui uma réplica de uma igreja ortodoxa e uma estátua do cacique Tindiquera. Segundo a lenda, foi ele quem disse onde a cidade de Curitiba deveria começar. Repleto de ciclovias, o parque Tingui também possui muito espaço verde e foi criado com o propósito de proteger as águas do rio Barigui. Esse é um dos locais preferidos de quem gosta de um passeio tranquilo em família.
Localização: Rua Fredolin Wolf, 1870, bairro Pilarzinho.
Bosque do Alemão
Feito em homenagem à cultura alemã, o bosque é um dos espaços verdes mais diferentes da cidade. Perfeito para ir com as crianças, ele possui uma trilha com a história de João e Maria. Pelo percurso, é possível acompanhar o clássico em quadros de azulejo.
Na trilha, também existe a Casa da Bruxa, uma biblioteca infantil onde personagens leêm histórias para as crianças. O parque também conta com a Torre dos Filósofos. No passeio, você também pode encontrar comidas alemãs e se deparar com as incríveis apresentações que acontecem no bosque.
Localização: Rua Nicolo Paganini, s/n, bairro Pilarzinho.
Unilivre
Este parque pode não ser um dos mais conhecidos, mas é surpreendente. Quem visita o Bosque Zaninelli, que em 1991 deu espaço à Unilivre, encontra muita mata nativa, um palco e um lindo lago, em frente a uma pedreira desativada.
O espaço também possui uma estrutura sustentável, feita a partir de materiais que foram reaproveitados. Lá acontecem atividades voltadas para a educação ambiental, pesquisas e estudos da região.
O parque também é conhecido por ser a região onde morava uma das lendas urbanas da cidade: o Pirata Zulmiro. Dizem que esse pirata assombrava o centro histórico e tem um tesouro enterrado na cidade. Será que é verdade?
Localização: Rua Victor Benato, 210, bairro Pilarzinho.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os principais parques de Curitiba, venha conferir os nossos empreendimentos.
São diversas opções de imóveis prontos e na planta, perfeitos para quem deseja morar próximo de espaços que proporcionam uma excelente infraestrutura, além de muito contato com a natureza. Clique aqui e saiba mais!
- Artigo Anterior Descubra as vantagens de morar no Cabral
- Próximo Artigo Vantagens de morar no Batel