Diogo Marcondes

Em 2021, os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) serão enviados para 802 mil imóveis da capital paranaense. Porém, neste ano, os contribuintes vão notar uma alteração importante no que diz respeito à impressão das guias. Confira a seguir o que mudou e quais são as datas para pagar o IPTU 2021 no prazo correto.

Impressão do carnê

Diferente do que ocorreu nos anos anteriores, em 2021 os contribuintes não vão receber o carnê completo, com todas as parcelas, em seus imóveis. O documento que será enviado pela Prefeitura Municipal de Curitiba terá apenas os boletos referentes ao pagamento à vista, com desconto, e o da primeira parcela, para quem optar por essa modalidade.

As demais guias devem ser impressas pelo próprio contribuinte e estarão disponíveis no Curitiba APP e também nas Ruas da Cidadania. No segundo caso, basta procurar pelas unidades da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Você também encontra todas as guias, inclusive para pagamento à vista, neste link.

Como consultar o IPTU pelo APP Curitiba?

Fácil e intuitivo, o Curitiba APP está com um novo layout e mais opções de personalização. A ideia principal é fazer com que o cidadão navegue pelo aplicativo de acordo com as suas necessidades.

De acordo com o site da prefeitura para começar a usar o APP Curitiba basta fazer o download do aplicativo e iniciar o cadastro para a criação do login e senha. Logo após, o contribuinte precisa escolher a opção IPTU e digitar identificação do imóvel. Fique atento: Vale lembrar que somente é permitida a emissão das guias que estejam vinculadas ao seu CPF ou CNPJ.

 

Qual o motivo da mudança?

A principal razão para essa alteração, segundo a prefeitura, diz respeito ao impacto ambiental, tendo em vista a redução de páginas que serão impressas. Além disso, a mudança também resulta na economia de aproximadamente R$230 mil, que eram gastos todos os anos para imprimir, enviar e reenviar, quando necessário, os carnês para todos os imóveis.

Sobre as alíquotas

O IPTU 2021 também terá um reajuste nas alíquotas. Os valores são de 4% para imóveis edificados e 7% para imóveis não edificados. Soma-se a esses números, a correção monetária referente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que em 2021 é de 4,31%.

Formas de pagamento

Os boletos referentes ao pagamento à vista, com 4% de desconto, assim como a primeira parcela do IPTU 2021 e a Taxa de Coleta de Lixo devem ser entregues em todos os imóveis até o final de janeiro. A guia para pagamento à vista tem o vencimento para dia 10 de fevereiro.

Quem optar pelo parcelamento, pode fazê-lo em dez vezes, de fevereiro a novembro. Nesse caso, as datas de vencimento variam entre os dias 11 e 15 de cada mês, dependendo do dígito verificador de cada imóvel. Mas, não se preocupe, pois a data correta consta na guia e será a mesma para todos os meses.

Já para quem optou pelo débito automático, o pagamento da primeira parcela será realizado apenas no dia 19 de fevereiro. As demais serão pagas no dia 11 de cada mês. Vale ressaltar que, para cadastrar o pagamento do IPTU 2021 no débito automático, é necessário solicitar diretamento ao banco, com 30 dias de antecedência da parcela. Esse pedido pode ser feito a qualquer momento.

Principais datas:

  • 10 de fevereiro – prazo para pagamento à vista, com 4% de desconto;
  • 11 a 15 de fevereiro – prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU, em caso de parcelamento. Nos meses seguintes, a data será a mesma;
  • 19 de fevereiro – prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU, caso o mesmo esteja em débito automático;
  • 10 de fevereiro – prazo para solicitar impugnação do IPTU 2021.

Para estar sempre bem informado(a) sobre o setor imobiliário, visite o nosso site e continue conferindo os conteúdos do blog.