Diogo Marcondes

A pandemia do covid-19 foi um acontecimento tão marcante que trouxe inúmeras mudanças para o nosso cotidiano. Sendo assim, é claro que ela também influenciou na maneira como nos relacionamos com o nosso lar, influenciando também nas tendências de decoração de interiores para 2021. Como no último ano todos passamos mais tempo em casa, a ideia é deixar o lar cada vez mais aconchegante e funcional com as dicas a seguir.

Cores: cinza e amarelo

Todos os anos, a escala Pantone define quais devem ser as principais cores do ano e para 2021 a escolha foi o cinza e o amarelo. O motivo dessa decisão é bastante simples. Enquanto o cinza representa seriedade, resistência e modernidade, o amarelo traz esperança, alegria e descontração. Ou seja, são a união perfeita.

Para aproveitar esses tons na sua casa, você pode incluí-los em diferentes espaços, como na sala de estar, cozinha, home office e até mesmo no quarto. Outra sugestão interessante é utilizá-los no teto, por exemplo, já que essa também é uma forte tendência para este ano.

Madeira

A madeira é um dos materiais que mais estão em alta em 2021. Ela pode aparecer de diferentes formas, como nos pisos, paredes, móveis, bancadas e painéis. Vale ressaltar que a madeira é um revestimento que dá a sensação de conforto e acolhimento, por isso é uma tendência tão forte para a decoração de interiores deste ano.

Uma das principais vantagens de apostar nesse material é a versatilidade e facilidade para combiná-lo. Afinal, ele vai bem com diferentes estilos de decoração, desde o rústico, até o moderno e industrial.

Metal

O estilo industrial ainda é um dos mais pedidos quando o assunto é decoração de interiores e por esse motivo, o metal segue em alta em 2021. Ele pode ser aproveitado de diferentes formas dentro de um ambiente, como em: móveis, nichos, vasos, painéis, acabamentos e luminárias.

Natureza

Uma das coisas que as pessoas mais sentiram falta em 2021 foi do contato com a natureza e, por essa razão, trazer a natureza para dentro de casa está entre as principais tendências de decoração de interiores deste ano. Isso vai além do uso de madeira na decor e dos vasos de plantas e flores que você pode colocar em casa. Uma das grandes apostas, na verdade, são os jardins verticais. Eles podem ser usados em qualquer cômodo, trazendo mais vida e frescor para o ambiente.

Boucle

O tecido boucle está entre os mais pedidos para este ano. Ele ganhou espaço justamente por ter um toque macio, que oferece conforto. Mas, ao mesmo tempo, também confere um toque de modernidade para o espaço, especialmente quando utilizado em móveis arredondados e com gomos.

Ambientes Integrados

Se ter uma casa funcional é um dos objetivos deste ano, não tinha como os ambientes integrados não fazerem parte dessa lista de tendências. Afinal, esse tipo de construção facilita a circulação e deixa o lar mais dinâmico. Sem falar que, por não ter barreiras visuais, garante a aproximação da família e a sensação de amplitude nos ambientes.

Smart House

As casas inteligentes já se tornaram realidade e suas soluções são capazes de deixar qualquer lar mais prático e funcional. Dentre os comandos que já podem ser incluídos no seu dia a dia, estão:

  • Ligar e desligar eletrodomésticos por comando de voz;
  • Abrir e fechar janelas e portas com um smartphone;
  • Acender, apagar luzes e mudar sua coloração para conferir maior conforto.

Home Office

Como a maior parte da população precisou fazer home office no último ano, existe uma forte tendência de que todas as casas passem a ter um espaço destinado ao trabalho remoto. Vale lembrar que este ambiente deve ser organizado e calmo, com uma boa iluminação e sem barulhos, para facilitar a concentração. Além disso, também é importante investir em uma mesa e cadeira confortáveis e ergonômicas.

Todas as tendências de decoração de interiores citadas aqui são dicas do que você pode implantar na sua casa para deixá-la mais aconchegante e prática.

Mas você sabia que o seu novo lar já pode conter vários desses itens? Se você está procurando um novo lugar para morar em Curitiba, precisa conhecer o SoHo 2525 e o Fifty Cabral, empreendimentos de alto padrão que tem a sua cara.