Diogo Marcondes

Você sabia que a construção civil é o setor que mais utiliza recursos naturais? Por essa razão, já faz algum tempo que a sustentabilidade tem sido tema de debates entre profissionais da área. Essa é uma preocupação geral e muitos especialistas têm buscado soluções, especialmente pautadas pela tecnologia, para reduzir o impacto ambiental que o setor causa. Com isso, os empreendimentos sustentáveis ganharam maior espaço e grandes negócios têm investido nesse tipo de obra. Mas o que uma construção precisa ter para ser considerada sustentável? Confira a seguir!

O que são empreendimentos sustentáveis?

Para uma construção ser considerada sustentável, ela deve ter o objetivo de diminuir os impactos ambientais que podem ser causados antes, durante e depois da conclusão da obra. Mas, para isso ser possível, é fundamental reavaliar algumas práticas antigas e adequar os projetos em prol do meio ambiente.

Respeitar o clima da região, considerar o ambiente onde a obra será realizada e pensar no bem-estar da comunidade (não somente dos moradores), devem ser algumas das prioridades do profissional responsável pela construção. Confira a seguir algumas soluções que já são utilizadas atualmente.

Criação de espaços verdes

Imagine conseguir manter o contato com a natureza, mesmo estando em grandes prédios. Essa é uma das tendências dos empreendimentos sustentáveis. O bom aproveitamento do espaço disponível permite que as construções contemplem bosques, lagos, praças, bosques, hortas e até pomares.

Já existem, inclusive, inúmeros espaços que contam com esse tipo de ambiente em seus projetos. E os benefícios para os moradores vão desde a melhora na qualidade de vida, até a redução do calor e a possibilidade de socializar em um espaço agradável. Tudo isso graças à inclusão de áreas verdes nas construções.

Eficiência energética

Uma das maiores preocupações dos empreendimentos sustentáveis diz respeito a como a energia elétrica é produzida e consumida dentro desses espaços. Nesse sentido, a captação de luz solar através de painéis é o grande destaque. Eles funcionam da seguinte maneira: ao serem instalados na cobertura ou em outros locais com grande incidência de luz solar, os painéis conseguem captar a luz do sol e transformá-la em energia.

 

Essa, por sua vez, pode iluminar corredores, calçadas, a recepção e até mesmo garantir o funcionamento de elevadores. Sem falar que é uma solução de emergência, caso a energia da região caia.

Ventilação e iluminação natural

Essas duas soluções visa aproveitar o melhor possível de dois recursos naturais inesgotáveis: o vento e a luz do sol. Dentre as principais vantagens disso, estão: conforto térmico, melhora da qualidade do ar, espaços mais agradáveis e aumento na produtividade. Sem falar, é claro, na redução dos gastos com energia elétrica, que pode ser ainda maior se o projeto contar com lâmpadas LED e sensores.

Gestão da água

Você já deve saber que a construção civil é uma das áreas que mais utiliza água. E para que essa fonte tão importante para a vida humana não seja desperdiçada, os empreendimentos sustentáveis têm buscado diferentes soluções. Alguns dos principais exemplos são a captação da água da chuva e o reaproveitamento de água de eletrodomésticos. Ao utilizar essas águas para limpeza dos espaços comuns de um edifício, por exemplo, é possível reduzir os gastos em até 20%.

Descarte de lixo e reciclagem

Finalmente, não podemos esquecer do lixo urbano, um dos grandes problemas da sociedade atualmente. Dar o destino correto para todo o lixo que é produzido no empreendimento é mais uma das metas de uma construção sustentável.

E o melhor de tudo é que é fácil contribuir com o sistema de coleta. Basta que o empreendimento tenha um espaço destinado para a separação do lixo, entre metais, papéis, vidros e orgânicos. Dessa forma, os próprios moradores, no caso de prédios e edifícios, podem fazer essa seleção. Para facilitar, identifique as lixeiras, use cores e forneça materiais de apoio para tirar dúvidas com relação ao descarte correto.

Os empreendimentos sustentáveis são a prova de que beleza e eficiência podem caminhar lado a lado. Esses projetos estão alinhados com o bem-estar do meio ambiente, estão preocupados com o futuro e buscam uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade.

Se você deseja morar em um espaço com essas características, conheça aqui  nossos empreendimentos com iniciativas sustentáveis.