Diogo Marcondes

Bastante populares em países como os Estados Unidos e a China, as casas inteligentes mostram um potencial cada vez maior no Brasil. Prova disso é que se em 2015, 0,5% das residências brasileiras eram consideradas inteligentes, cinco anos depois esse número subiu para 12%.

Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial, em 2020, o país já contava com cerca de 1,4 milhão a 3,2 milhões de casas inteligentes. E se no ano passado, essa modalidade de residência movimentou US$1,1 bilhão de dólares, a expectativa para 2025 é de que as smart homes movimentem até US$ 3,1 bilhões.

Mas o que de fato significa ter uma casa inteligente? Nós vamos te explicar a seguir.

O que é smart home?

Por muito tempo, as casas inteligentes só eram possíveis em histórias de ficção científica. Mas hoje, com o desenvolvimento tecnológico, elas já se tornaram parte do cotidiano de inúmeros indivíduos ao redor do mundo.

De forma resumida, uma smart home é uma casa que possui dispositivos e tecnologias integradas, conectados à internet. Com a automação de algumas tarefas simples do dia a dia, como acender as luzes ou ligar a cafeteira, o lar se torna mais aconchegante, confortável, seguro e prático.

Vale ressaltar que as casas inteligentes são diferentes das casas conectadas. Para a segunda modalidade, basta que uma lâmpada esteja conectada. Já nas smart homes, é preciso que mais de um dispositivo esteja integrado, para que as atividades sejam realizadas de forma automatizada.

Quais são as vantagens de ter uma casa inteligente?

De maneira geral, as casas inteligentes existem para oferecer maior facilidade para a vida dos moradores. Afinal, os dispositivos podem ser adaptados, de acordo com o estilo de vida de cada um. Porém, elas ainda proporcionam várias outras vantagens para quem investe neste tipo de automação. Algumas das mais importantes, são:

  • Personalização;
  • Acessibilidade;
  • Melhor experiência do morador;
  • Dispositivos intuitivos;
  • Economia de energia;
  • Sustentabilidade;
  • Segurança;
  • Conforto;
  • Comodidade.

Quais são os produtos mais procurados?

É claro que os avanços tecnológicos permitiram o surgimento de novas tecnologias para as casas inteligentes. Mas, apesar do grande número de produtos disponíveis atualmente no mercado, existem alguns que ainda estão entre os mais procurados por quem decide investir em uma smart home. Confira a seguir quais são os principais.

  • Assistente virtual

Fundamental para as casas inteligentes, a assistente virtual conta com microfones que ficam 24h por dia esperando comandos de voz. A partir desses comandos, o dispositivo pode acender as luzes, apagá-las, ligar a televisão, tocar músicas, falar que horas são, realizar pesquisas na internet e até mesmo fazer imitações. Talvez a mais conhecida entre as assistentes virtuais seja a Alexa, da Amazon.

  • Fechadura inteligente com biometria

Você vive perdendo as chaves de casa? Com uma fechadura inteligente, você nunca mais vai se preocupar com isso. Afinal, você pode abrir as portas apenas com uma senha ou por meio da sua impressão digital. Alguns dispositivos permitem até mesmo que elas sejam abertas à distância, com o uso de um aplicativo.

Mas isso não é tudo! Se você também faz parte do grupo que não tem certeza se fechou ou não a casa, pode ficar tranquilo. Com essa fechadura, as portas trancam automaticamente assim que são fechadas.

  • Aspirador robô

Você já pensou em chegar em casa e encontrá-la limpa, sem ter precisado fazer nada? É essa a proposta do aspirador robô. Como um aspirador de pó comum, ele se move sozinho pela casa, fazendo a faxina de forma independente.

E se isso já não fosse o bastante, ele ainda consegue identificar se há obstáculos ou riscos de queda à sua frente. Alguns podem até mesmo esvaziar sozinhos seus próprios compartimentos, identificar em qual cômodo estão e muito mais.

  • Sensores de portas e janelas

Como o nome sugere, os sensores de portas e janelas identificam os movimentos quando as portas e janelas são abertas ou fechadas. A partir disso, o morador recebe uma notificação em tempo real no seu smartphone, contribuindo para a segurança de todos os moradores.

Vale ressaltar que esses sensores também podem ser integrados com outros dispositivos, como lâmpadas e televisores. Ou seja: assim que você abrir a porta de casa, já pode ter aquela sensação de conforto que apenas o seu lar pode oferecer.

  • Lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes fazem mais do que apenas acender e apagar sozinhas. Na verdade, elas atendem a todas as necessidades do morador. Afinal, sua intensidade e cor podem ser ajustadas para diferentes momentos. Está trabalhando? Você terá uma iluminação própria para a tarefa. Vai fazer um jantar romântico? As luzes serão diminuídas automaticamente, para que o ambiente fique ainda mais acolhedor.

Sem falar que elas também podem ser controladas de maneira remota. Isso significa que você nunca mais vai precisar deixar as luzes acesas quando for viajar. Basta acendê-las e apagá-las via app.

Agora que nós já te contamos tudo o que você precisa saber sobre casas inteligentes, que tal conferir outros conteúdos do nosso blog? Nele você vai encontrar dicas para decorar seu lar, para encontrar o imóvel perfeito e muito mais. Clique aqui e acesse.