Não importa o tamanho do seu apartamento, sempre é possível ter um cantinho verde.

Em um momento que ficar em casa é prioritário, o cultivo das plantas dentro da própria residência pode ser uma atividade prazerosa de ser realizada. 

Seja na cozinha, sala de estar, sala de jantar ou até no banheiro, sempre é possível realizar o seu cultivo. Além de serem uma tendência como decoração de interiores por serem muito versáteis, as plantas podem trazer mais vivacidade aos ambientes.

Conheça as dicas de cuidados Sym para quem deseja ter uma plantinha e realizar seus cuidados em casa ou, até mesmo, aprimorar seu conhecimento nas que já cultivam em seus lares! 

Fique atento às melhores espécies para o cultivo em casa

Algumas espécies exigem poucos cuidados e, por isso, são mais indicadas para o cultivo dentro de casa. Os cactos são uma ótima opção: exigem apenas muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Quanto mais sol, mais bonito ficará, sem ser necessário ser realizado um cuidado com suas folhas. As espadas de São Jorge também adoram ambientes internos à meia-sombra, pedindo pouca água. Outra dica são as camedóreas-elegante, palmeiras de pequeno porte muito bonitas, que exigem ambientes iluminados sem a luz direta do sol.

De olho no melhor local

O melhor local para colocar uma planta depende da adaptação da sua espécie. No geral, locais com boa iluminação (não necessariamente que peguem o sol diretamente) são as recomendações. Plantas que ornam com mesinhas de canto ou bancadas, sempre variando de acordo com seus vasos, também são um plus a mais na decoração. Vale ficar atento a escolha correta do seu tamanho para encaixar no local de destaque. Ficar próximo à janelas e ar fresco também é imprescindível! 

Cuidados com poeira 

A limpeza do apartamento contribui diretamente para a saúde das suas plantinhas. E o excesso de poeira é um dos seus principais vilões. Ao recairem sobre as folhas em excesso, podem danificá-las ou trazer um aspecto mais desbotado a cada uma delas. É sugerido que seja realizado regularmente a limpeza com água e inseticidas naturais, diretamente aplicado nas folhas para a sua proteção.

Remova as folhas danificadas

Mesmo realizando todos os cuidados necessários, é natural que algumas folhas acabem se danificando. Por isso, ficar de olho nas folhas e partes que estiverem danificadas é sempre importante. Realizar a sua poda, para as espécies maiores,  garante que crescam mais saudáveis. Borrife com água sempre que necessário! 

Água na medida certa e luz solar

A água é a principal causa de morte entre plantas e flores. Por isso, sua aplicação na medida certa e de acordo com a necessidade de cada espécie, é primordial. A dica é que seja feita a sua aplicação em doses reduzidas de água em mais vezes por dia. A luz solar também é um fator decisivo de cuidado com as plantas no seu apartamento. Porém, em excesso, podem danificar as folhas. Aposte nos ambientes iluminados. 

Conheça a Sym Imóveis

Independente do local que você deseja colocar suas plantinhas, a Sym Imóveis tem as mais variadas opções em apartamentos para quem deseja decorá-los com um espaço verde. Locação e compra em Curitiba de imóveis de alto padrão com ambientes arejados, feitos na medida certa da sua necessidade. Conheça a Sym!