Dicas para organizar a mudança para a nova casa
Diogo Marcondes

Confira as dicas para organizar a mudança para a nova casa e saber o que fazer para entrar no seu novo lar com o pé direito.

 

Toda mudança geralmente é um marco na vida de toda a família. Afinal, elas são sinônimo de um recomeço. Mas, toda a alegria que envolve a chegada em um novo lar pode acabar sendo substituída por uma dose extra de estresse na hora de organizar a mudança para a nova casa, caso você não se planeje.

Se você acha que só precisa embalar suas coisas alguns dias antes do caminhão de mudança chegar, está completamente enganado. Para garantir que tudo saia conforme o esperado, e evitar que você esqueça de algo importante, o ideal é começar o processo de mudança com pelo menos um mês de antecedência

Para te ajudar a tornar toda a experiência mais leve, preparamos dicas com o que você precisa fazer antes de se mudar. Arregace as mangas e vamos lá!

Antes de mais nada

Antes mesmo de pensar em como organizar a mudança para a nova casa, é fundamental definir qual será o dia da mudança para o novo lar. Se estamos falando de uma casa, existe uma liberdade maior para definir a data.

Porém, se você vai se mudar para um apartamento ou condomínio, é fundamental verificar quais dias da semana e horários são permitidos realizar mudanças. Aproveite também para se informar com relação aos horários liberados para instalação de grandes aparelhos eletrônicos, já que eles podem demandar o uso de ferramentas barulhentas. Somente após obter todas essas informações, você pode de fato organizar a mudança para o seu novo lar.

Contrate uma empresa especializada

A primeira coisa que você deve fazer depois de definir a data da mudança é contratar uma empresa especializada no assunto. Você pode até achar que pode fazer parte da mudança sozinho, mas a verdade é que fazer isso pode ser muito estressante e cansativo.

Por isso, para diminuir a sua preocupação, o ideal é contratar uma empresa para fazer a sua mudança. Aproveite esse momento para pesquisar por diferentes companhias, pedir indicações para amigos e cotar com diferentes empresas. Faça isso até encontrar uma que você confie totalmente. Afinal, ela será responsável por todos os seus pertences.

Além disso, você também pode buscar o auxílio de uma personal organizer. Ter o apoio de uma profissional especializada em organizar mudança certamente vai reduzir a sua carga de estresse durante esse processo.

Comece a estocar

Você não quer deixar tudo para última hora, certo? Portanto, com antecedência você precisa começar a estocar seus objetos. Ao reuni-los e contabilizá-los, fica mais fácil saber quantas caixas serão necessárias e quais tamanhos elas devem ter.

Vale lembrar que além das caixas, outros itens também serão necessários para organizar a mudança para a nova casa, como: fita adesiva, plástico bolha, papel manilha, jornal, papel kraft, canetão e etiquetas. 

Hora de encaixotar

Você já selecionou tudo o que vai te acompanhar para o novo lar e já tem as caixas que precisa, agora é só embalar. É verdade que você pode começar a encaixotar seus pertences com uma antecedência maior, mas podemos dizer que 15 dias é o tempo mínimo que você precisa para realizar essa tarefa.

Monte as caixas, se elas já não estiverem prontas, e comece a embalar aqueles itens que são utilizados com menor frequência. Você pode iniciar o processo por um cômodo que é menos frequentado, como a garagem ou o quarto de visitas, por exemplo.

Apesar de ser recomendado manter as caixas abertas e só fechá-las quando estiver mais perto do dia da mudança, é importante identificar as caixas assim que você começa a encaixotar seus pertences. Nesse momento, você deve escrever o que tem dentro da caixa, de maneira genérica, e a qual ambiente ela pertence. Dessa forma, quanto estiver na nova casa, você não vai encontrar por engano uma caixa com roupas dentro da cozinha.

Você também pode colocar nas caixas números de 1 a 3, sendo 1 aquelas com maior prioridade e 3 as com menor. Com isso, quando você estiver no novo endereço, saberá o que deve ser desembalado primeiro. Sem falar que as caixas também podem ser numeradas, começando do 1 até o número total de caixas do cômodo em questão. Essa é uma excelente forma de saber se está faltando alguma coisa.

Dicas extras:
  •     Separe caixas menores para objetos pesados, como livros, e caixas maiores para objetos leves, como travesseiros e roupas de cama;
  •     Na hora de organizar a caixa, deixe os itens mais pesados embaixo e os mais leves em cima;
  •     Para transportar roupas, você pode substituir as caixas por malas de viagem. Elas podem inclusive ir no seu carro no dia da mudança, se for possível, é claro;
  •     Dependendo do tipo e peso da caixa, é possível fazer alguns recortes nas laterais delas, formando alças, para facilitar na hora de transportá-las.

Dia da faxina

Você não quer se mudar para uma casa suja e empoeirada, logo é importante reservar ao menos um dia para fazer uma faxina completa na casa nova. Para realizar essa tarefa, você pode contar com a ajuda de uma diarista e também envolver todos os membros da família na preparação do novo lar.

Se não for possível entrar na casa com tantos dias de antecedência, reserve uma data mais próxima da mudança. Mas não se esqueça dessa dica. Afinal, deixar os cômodos limpos e cheirosos antes da mudança vai fazer com que você entre no novo lar com o pé direito.

Documentos e bens de valor

Agora chegou a hora de dar uma atenção especial para seus bens mais importantes e de valor. Documentos, passaportes, talões de cheque, dinheiro e jóias… Todos esses itens devem ser levados com você no dia da mudança, para evitar qualquer tipo de problema.

Para isso, você pode deixar uma caixa separada e escrever “levar no carro”, para carregá-la com você no trajeto. Já, se você tiver um cofre, também pode colocar tudo dentro dele, substituindo a caixa, e levá-lo consigo no carro.

Um kit de sobrevivência

Como a ideia aqui é se preparar com antecedência para passar por esse período de mudança da melhor forma possível, cerca de 7 dias antes recomendamos que você monte uma espécie de kit de sobrevivência. Nele, você vai carregar as coisas que você mais vai precisar quando a casa ainda estiver uma bagunça.

Esse kit deve incluir pratos, talheres, copos, papel higiênico, escova e pasta de dente, remédios, adaptador de tomadas e algumas mudas de roupas. E não esqueça de também já deixar separada a roupa que você usará no dia da mudança.

Checagem final

Falta muito pouco para o grande dia e nesse momento, você e sua família já devem estar nos preparativos finais. Por isso, faltando poucos dias para o dia da mudança, você precisa fazer uma checagem geral.  

É bom se certificar dos horários indicados para mudança de casa e apartamento em condomínio. Aproveite também para notificar os responsáveis e verificar se é necessário realizar algum procedimento para autorizar a entrada no dia da mudança.

Você também já pode começar a verificar se todas as caixas estão etiquetadas de acordo com a prioridade e cômodo ao qual pertencem. Certifique-se também de que elas não estão muito pesadas, o que pode dificultar o transporte e até mesmo acabar rasgando uma caixa no trajeto.

A vez dos eletrodomésticos

Agora é a hora de dar uma atenção especial aos eletrodomésticos. Nesse momento, retire tudo o que ainda estiver na sua geladeira e freezer e desligue-os. Em seguida, deixe as portas abertas para degelar e, por fim, use um pano para secar tudo. Esses cuidados vão garantir que seus aparelhos fiquem livres de mofo.

Feito isso, basta embalar seus eletrodomésticos com o máximo de cuidado, para evitar qualquer problema durante a mudança.

Se você quer mais dicas sobre o que fazer no dia e depois da mudança confira aqui.

 

Finalmente, esperamos que depois dessas dicas, você tenha percebido que organizar a mudança para a nova casa ou apartamento pode ser mais tranquila se for bem planejada. Só de começar a encaixotar seus pertences com antecedência, você já vai perceber que a organização da mudança será muito mais fácil.

Consequentemente, também será mais tranquilo colocar o novo lar em ordem. Dessa forma, você vai poder se dedicar mais à decoração do espaço, para deixar a casa com a sua cara.