Diogo Marcondes

O planejamento financeiro para compra de imóvel é uma etapa importantíssima na hora de investir no mercado imobiliário — independentemente do perfil do comprador.

Trata-se de um grande investimento. Portanto, ele precisa atender às necessidades do comprador. É por isso que esse planejamento financeiro precisa levar o comprador ao melhor negócio possível, analisando custos da transação, juros e oportunidades.

Vamos entender os principais pontos que devem ser analisados.

Definir o que você espera do imóvel

O primeiro passo de um bom planejamento financeiro para compra de imóvel é definir qual é o tipo de produto que você pretende comprar. Isso evita que você desperdice tempo em negociações que não darão em nada.

Se você quer viver em um local de alto padrão, deve comprar um imóvel moderno, projetado com o que há de mais novo em tecnologia e arquitetura. Sendo assim, avalie com cuidado as oportunidades imobiliárias da sua cidade para evitar que você faça maus negócios.

Pesquise linhas de financiamento SFH e SFI

As linhas de financiamento que pertencem ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH) permitem a compra de imóveis que custam até R$ 1,5 milhão. Já as linhas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) não têm valor máximo para a compra, o que pode ajudá-lo a comprar apartamentos de alto padrão.

É importante fazer uma longa pesquisa entre os bancos, para ter acesso às melhores condições de compra. Em muitos casos, o financiamento imobiliário é uma oportunidade para investir em um mercado com alta valorização, como o de imóveis de luxo.

Invista pensando na compra do imóvel

Se a compra do imóvel é um projeto a longo prazo, você pode fazer com que os seus investimentos o ajudem a realizar essa aquisição. No mercado de renda fixa, existem boas oportunidades em CDB, LCI e LCA que podem fazer com que o seu dinheiro se multiplique com o passar dos anos.

Se você já está familiarizado com o mercado de ações, pode criar uma carteira específica para a compra de imóveis de alto padrão.

Venda os imóveis que já não lhe atendem

É provável que você tenha propriedades que já não lhe trazem uma margem de lucro satisfatória, alguns podendo até trazer prejuízos. Desapegar-se de determinados bens para investir o capital no mercado de imóveis de alto padrão pode ser uma boa ideia, já que ao contrário de outros segmentos imobiliários, o de imóveis de luxo está aquecido.

Fique de olho no CET

O que diferencia uma boa oportunidade de financiamento de uma ruim não são as taxas de juros, mas o Custo Efetivo Total (CET). Essa sigla reúne todos os custos do contrato, como seguros, taxas administrativas e juros. Assim, opte pelo contrato com o menor CET.

O mercado imobiliário tem as suas complexidades. Comprar um apartamento não é a mesma coisa que comprar um imóvel para reforma — e ambas as compras diferem de comprar um imóvel de alto padrão.

É por isso que neste material sobre planejamento financeiro para compra de imóvel, decidimos sair das dicas mais comuns, como organizar as suas finanças, para focar em tópicos exclusivos desse mercado tão interessante.

Aliás, se você está pesquisando por boas oportunidades em Curitiba, especificamente no bairro Cabral, então precisa conhecer o novo lançamento da região. Trata-se de um edifício moderno, com uma arquitetura que soma a beleza da natureza com as curvas de um lindo projeto. Vale a pena conhecer!