Diogo Marcondes

A escolha do novo lar é uma das decisões mais importantes da família. E se você está em dúvida entre um apartamento de 2 ou 3 quartos, fica ainda mais difícil. Afinal, são várias as opções disponíveis no mercado. Por essa razão, é importante que você considere os fatores certos.

Para te ajudar nessa tarefa, a seguir vamos falar sobre os principais pontos a serem considerados na hora da escolha. Vamos lá?

Por que os apartamentos de 2 ou 3 quartos estão em alta?

Antes de qualquer coisa, precisamos falar um pouco sobre a grande demanda por apartamentos de 2 ou 3 quartos. A verdade é que morar em espaços menores se tornou uma das principais escolhas de muitas jovens famílias.

Perfeitos para recém-casados, aposentados, investidores e até mesmo para quem tem uma família pequena, eles suprem todas as necessidades. Sem falar que ainda são funcionais e cheios de estilo.

Quais são as vantagens desses apartamentos?

Os apartamentos com 2 ou 3 quartos contam com inúmeras vantagens para os moradores, o que faz com que eles sejam tão procurados. Dentre as principais, estão:

  • Maior praticidade;
  • Menor manutenção do que uma casa;
  • Perfeitos para quem tem rotinas atribuladas;
  • Funcionalidade;
  • Excelente localização.

Além disso, esse tipo de moradia ainda é intimista, acolhedora e aproxima a família, convidada a compartilhar espaços.

O que considerar na hora de escolher?

  • O tamanho da família

Esse é um dos pontos que mais influenciam na escolha entre um apartamento de 2 ou 3 quartos. Afinal, se você pretende investir no imóvel para morar sozinho ou para viver em casal, os apartamentos com 2 quartos tem o tamanho ideal e podem ser a melhor opção.

Em contrapartida, se a família é maior e já conta com filhos, é preciso considerar um apartamento com 3 quartos. Lembre-se que quando as crianças são mais novas, elas gostam de dividir o quarto. Mas, quando chegam na adolescência, eles preferem privacidade. Por isso, é preciso considerar uma casa com mais cômodos.

  • A família vai aumentar?

Na continuação do ponto anterior, você também deve pensar em como será o futuro da família. Por mais que hoje o casal não tenha filhos, eles estão nos planos? Se existe a intenção de aumentar a família, é preciso ter isso em mente logo no momento da escolha do novo lar. Dessa forma, você evita problemas com reformas, ampliações e mudanças.

  • Frequência das visitas

Outro ponto importante a ser considerado na hora de escolher entre um apartamento de 2 ou 3 quartos é a frequência com a qual você vai receber visitas. Se você tem familiares que moram em outra cidade ou estado, essas visitas podem não acontecer com muita frequência. Porém, quando elas acontecem, geralmente os parentes ficam por um longo período.

E tem mais! Se há familiares morando no interior, por exemplo, e seu sobrinho vai fazer faculdade na sua cidade, é provável que ele fique hospedado com você pelo menos por um período, o que aumenta a necessidade de mais cômodos no seu apartamento.

  • Acolhimento dos pais

Quem tem pais ou avós idosos provavelmente já pensou nesse fator. Afinal, é comum que idosos sejam acolhidos pelos familiares quando precisam de maior atenção e cuidados com a saúde. Nesse caso, se existe a possibilidade dos seus pais ou avós morarem permanentemente com você, a necessidade de um quarto extra aumenta.

A necessidade de um home office

Se um dos membros da família trabalha em home office ou está se dedicando a uma nova faculdade, é importante ter um espaço para poder estudar e realizar suas atividades profissionais em silêncio. Nesse caso, se a família é composta apenas pelo casal, dois quartos podem ser suficientes para essa necessidade. Porém, se a família é um pouco maior, o terceiro quarto se faz necessário para você poder montar um escritório.

Área para lazer

Um espaço extra pode ser o ideal para criar uma área diferente de lazer e ter muitos momentos de diversão em família. Já pensou em ter uma sala de cinema no seu apartamento? Com um espaço um pouco maior, é possível realizar esse sonho e trazer os amigos e familiares para aproveitarem o ambiente com você.

Sempre quis ter uma academia em casa? Esse outro cômodo também pode ser transformado em uma área para a prática de atividades físicas.

Ou seja: um apartamento com um quarto extra oferece inúmeras possibilidades e todas elas devem ser consideradas conforme o perfil dos moradores.

Localização

A localização é o último item dessa lista, mas um dos fatores mais importantes na hora de escolher onde será seu novo lar. Afinal, definir onde você vai morar influenciará diretamente na rotina da família.

Pense no deslocamento para o trabalho, na segurança, na infraestrutura da região e nos comércios próximos. Todos esses pontos devem ser analisados para você ter certeza que o novo apartamento de 2 ou 3 quartos é o local ideal para você e sua família.

Finalmente, precisamos te dizer que não existe uma resposta certa quando o assunto é escolher entre um apartamento de 2 ou 3 quartos. A decisão depende exclusivamente das necessidades da sua família. Por esse motivo, é fundamental analisar todos os pontos acima para escolher a opção ideal.

E se você já está procurando um apartamento de 2 ou 3 quartos, precisa conhecer os lançamentos da Sym! O Le Sense, no Água Verde, e o Luna Luz do Cabral com certeza vão conquistar a sua família.